Mais da Administração
Foruns de Ajuda
Parceiros
Créditos
• Tablilla hecha por Hardrock de Savage Themes.
• Design criado por Joana Duarte. • Agradecimentos: Devianart; Savage Themes; Pottermore;

Profeta Díario - Edição Portuguesa
Edição de Junho de 2052 • A Afiliação do Jornal Britanico em Portugal • 5 Knuts

Inicio do Ano Escolar

Andrew Reyne, Editor-Chefe
Antes de mais gostaria de me apresentar. O meu nome é Andrew Reyne e sou o novo Editor Chefe do Profeta Diário, espero fazer o meu trabalho o melhor possível e fazer com que o Profeta Diário continua a ser o melhor dos melhores.
Agora chega de apresentações e vamos ao que interessa. O novo ano escolar está aí a porta e todos os feiticeiros devem estar ansiosos por ele. Desde os veteranos aos novos “caloiros”, que se estreiam pela primeira vez na escola de magia.
E porque não começar por apresentar as casas disponíveis para os novatos, só para que tenham uma pequena ideia do que podem esperar. As quatro casas disponíveis são Gryffyndor, Ravenclaw, Hufflepuff e Slytherin. Grifo, corvo, texugo ou serpente qual será a tua casa, mas não me vou alongar muito mais pois vais poder ler isso numa outra noticia aqui no PD.
Para vós trazer mais informações sobre este ano escolar, tive o prazer de entrevistar a diretora desta maravilhosa escola.


Entrevista


Profecta Diário: -Boa tarde Senhora diretora, que tal começaremos a entrevista com uma breve apresentação de si e da escola em questão.
Dir. Joana Potter William: -Boa Tarde! Primeiramente quero desejar um bom ano letivo a todos os Alunos. Bem, para os que não me conhecem, o meu nome é Joana Potter William e sou a diretora e fundadora da nossa escola  A nossa escola esteve encerrada durante um ano devido a uma crise de barretes vermelhos. Mas posso assegurar que a infestação foi cuidada e o castelo está perfeitamente seguro. Como já devem saber este castelo foi criado com a inspiração da escola em que eu frequentei, a nobre escola de Hogwarts. E para honrar o velho espírito dos fundadores de Hogwarts, eu e o meu irmão mantive-mos os nomes e os ideais das suas equipas 
Profecta Diário: -O que é que os novos alunos podem esperar da escola, visto que é o seu primeiro ano?
Dir. Joana Potter William: -Os primeiranistas podem esperar um ano um pouco confuso. Nestes anos que fui diretora vi sempre que o primeiro ano anda sempre um pouco confuso pelo castelo! *risos* O que eu acho um tanto normal já que são bastante novos e que o castelo é enorme. No entanto vai ser um ano que nunca irão esquecer pois irão começar uma parte muito importante da vossa vida. Vão fazer os vossos amigos para toda uma vida, e bem, como é normal numa escola, irão também viver todos os momentos de uma bela vida de um adolescente bruxo.
Profecta Diário: -E os alunos veteranos, verão algumas novidades?
Dir. Joana Potter William: - Aos alunos mais velhos que eu já conheço muito bem, quero avisar que este ano vai ser um pouco diferente. Teremos os nossos jogos e o nosso torneio quadri-feiticeiro mas espero da parte destes um maior esforço nas aulas. O ultimo ano foi muito fraco o que me deixou muito desiludida pois sei que todos vocês sem exceção tem um grande potencial... E devo avisar já que o nosso zelador tem uma bela lista nova de atividades para aqueles que estiverem em detenção! *sorriso inocente*
Profecta Diário: -Podemos esperar algumas reformas na escola?
Dir. Joana Potter William: - Não há grandes mudanças na parte formal. Quer dizer como todos os anos teremos professores novos, mas ainda iremos contar com o professor João Soares. Claro que todos os novos professores são absolutamente competentes e se calhar, eu própria voltarei a dar Cuidado com as Criaturas Mágicas 
Profecta Diário: -Qual é o balanço esperado para o ano letivo?
Dir. Joana Potter William: -Este ano eu estou com grandes esperanças em ter-mos um melhor aproveitamento da parte dos alunos. E também mais responsabilidade da parte dos professores. Não só para as aulas mas também para o torneio quadri-feiticeiro, que é uma parte muito importante para a nossa escola  Gostava mesmo que neste ano todos os alunos passassem de ano e que um deles acaba-se por se tornar o campeão da EMPT.
Profecta Diário: -E a sua opinião pessoal sobre a copa das casa que está para acontecer.
Dir. Joana Potter William: -Bem não posso dizer que estou a torcer por uma equipa é claro xD Mas por enquanto pelo que eu tenho visto, a equipa dos slytherin é a que tem mais membros ativos, e as dos ravenclaw tambem um pouco. Porem nunca se sabe! Durante o ano letivo qualquer equipa pode ser a grande vencedora!
Profecta Diário: -Muito obrigado pelo seu tempo Diretora, vou deixa-la nos seus afazeres.
O PD deseja a todos os alunos um bom ano escolar.

Desportos Mágicos

Tiago Azevedo, Jornalista
Com o passar dos anos o quadribol evoluiu muito. O também chamado jogo do brejo de Quidditch, foi inventado por alguns moradores deste brejo. No início, o quadribol tinha apenas uma das quatro bolas atuais, a goles. A goles era no início semelhante a uma bexiga de porco. Os aros também não existiam, eram apenas toras de madeira, e o gol acontecia quando a goles passava por cima destas toras.
Após alguns anos foram criados espécies de balaços. Chamados de pedraços, os balaços eram grandes pedras, enfeitiçadas para perseguir os jogadores. Com a invenção dos "pedraços", a posição de batedor também foi criada, com o objetivo de proteger os jogadores dos pedraços.
Em um certo jogo de quadribol no brejo de quidditch, um homem do Ministério da Mágia foi assistir o jogo, e levou consigo, uma gaiola com um passarinho, um pomorim dourado, e quando o jogo iniciou, ele soltou o pomorim e disse que quem o capturasse ganharia 150 galeões. Como era de se esperar, não houve jogo algum, pois todos os jogadores saíram atrás do pomorim dourado, mas nenhum deles o capturou, pois o pomorim voou para muito além dos limites do campo. Assim era o antigo pomo-de-ouro. Assim houve a criação da posição mais importante do quadribol, a posição de apanhador.


Como era de se esperar, não houve jogo algum, pois todos os jogadores saíram atrás do pomorim dourado, mas nenhum deles o capturou, pois o pomorim voou para muito além dos limites do campo. Assim era o antigo pomo-de-ouro. Assim houve a criação da posição mais importante do quadribol, a posição de apanhador.
Então em todos os jogos de quadribol havia um pomorim, que quando capturado, decretava-se o final da partida e o time que o capturasse ganhava 150 pontos, em homenagem a recompensa de 150 galeões. Com o passar do tempo, o pomorim dourado, foi se extinguindo, até que ele entrou em extinção, sendo proibida a sua captura. Então, foi criado o atual pomo-de-ouro, que imitou as características do pomorim dourado. Com a criação do atual pomo-de-ouro, aconteceram algumas mudanças no quadribol.
O pomo-de-ouro, foi enfeitiçado para não sair dos limites do campo, a goles, foi enfeitiçada para que quando ela caísse, ela flutuasse, facilitando aos artilheiros para que eles recuperassem a bola, e também foi enfeitiçada com uma espécie de feitiço antiderrapante, que facilitava aos artilheiros a posse de bola, os pedraços se transformaram nos balaços atuais, e em cima das toras de madeira foram colocados aros. No quadribol, os balaços são enfeitiçados para não discriminarem os jogadores, e atacarem ao mais próximo. O pomo-de-ouro é enfeitiçado para fugir dos apanhadores, e também para não seguirem jogadores de um certo time.
Na próxima edição irei continuar esta matéria com a popularização do Quadribol nos continentes

Atualização da Escola de Magia Portuguesa

Adriana Horan, Revisora

Directoria

Directora/Fundadora: Dir. Joana Potter William
Sub-Directora: Sofia Redbird Malfoy
Coordenador Das Aulas: Vago

Professores

Disciplinas Obrigatórias:

Cuidado com as Criaturas Magicas : vago
Defesa Contra as Artes das Trevas : vago
Feitiços : Louryne J. Collins
Herbologia : vago
Poções : Vago
Transfiguração: Catherine Mormont
Voo / Quidditch : Louryne J. Collins

Disciplinas Opcionais:


Adivinhação : Vago
Astronomia : Circe Gavin
Aritmancia: : vago
Estudo dos Muggles : vago
Historia da Magia : João Soares
Runas antigas : Vago

Chefe das Equipas

  • Chefe dos Giffindor: vago

  • Chefe dos HufflePuff: vago

  • Chefe dos Slytherin: vago

  • Chefe dos Ravenclaw: João Soares

Funcionários da escola

Zelador : vago
Guarda Campos : vago
Guarda Chaves : Vago
Enfermeira-Chefe : Vago
Ajudante da Enfermeira : vago
Bibliotecário : Vago
Psicóloga : vago

Fundadores de Hogwarts

Tiago Azevedo, Jornalista
Nesta edição do Profeta Diário Português irei apresentar os/as fundadores/as de Hogwarts, que deram o nome ás suas equipas, e que por sua vez deram o nome ás equipas da EMPT. Ravenclaw Rowena Ravenclaw. É uma dos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, junto com Godric Gryffindor, Salazar Slytherin e Helga Hufflepuff. Rowena fundou a casa Corvinal, que acolhia os mais inteligentes bruxos. Há uma lenda que diz que ela foi muito bonita e, segundo esta lenda, as meninas mais bonitas de Hogwarts sempre vão parar na sua casa, a Corvinal.
Hufflepuff Conhecida por sua sinceridade e bom coração, foi uma bruxa digna de suas vestes pois era muito ética e leal com seus amigos. Conheceu Godric Gryffindor ainda jovem e, mais tarde, juntou-se à Salazar Slytherin e Rowena Ravenclaw, com a idéia de formar uma escola para bruxos. A escola foi denominada Hogwarts. Helga Hufflepuff fundou a casa Lufa-Lufa. As qualidades que Helga Hufflepuff prezava para escolher seus alunos eram: Honestidades, lealdade, igualdade. Os quatro fundadores de Hogwarts queriam ter cada um a sua casa e assim escolher os alunos com as qualidades que eles mais prezavam.
Gryffindor

Godric Gryffindor nasceu em uma família tradicionalmente bruxa, na Inglaterra, em uma época em que poucos admitiam possuir magia em seu sangue, devido às perseguições. Não havia um ensino completo sobre magia, já que poucos bruxos arriscavam-se a ensinar e a aprender esta arte, por isso eram necessários vários duros anos de preparação. Então, ainda jovem iniciou seus estudos em escolas de bruxaria secretas por todo o pais.Pouco se pode afirmar sobre sua vida durante sua adolescência e preparação, pois não há registros confiáveis por onde andou em busca de conhecimento. Tornou-se um bruxo bastante poderoso e dominava vários ramos da magia, principalmente a transfiguração. Em parceria com Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin, decidiu construir uma escola de magia escondida dos olhares trouxas e das perseguições que ainda ocorriam. Fundaram então a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, há mais de mil anos atrás, em uma data ainda incerta. Assim, passaram a buscar jovens com talentos em magia e, para um melhor crescimento do aluno como bruxo, os separavam em 4 casas de acordo com suas personalidades. As casas, representadas por cada um dos fundadores. Durante muitos anos Gryffindor foi o responsável pela seleção de seus alunos, assim como os outros diretores. Godric buscava em seus alunos ousadia, sangue-frio, nobreza e coragem e, por isso, o símbolo de sua casa é um leão nas cores dourado e vermelho. Preocupado com a seleção futura dos alunos, ele tirou o próprio chapéu e tornou-o capaz de classificar os alunos imparcialmente, nasceu então o Chapéu Seletor. Godric dedicou-se por completo a Hogwarts a partir de sua criação. Somente faleceu quando teve certeza de que ela se tornaria uma das melhores escolas de magia e bruxaria que poderia haver.


Slytherin

Salazar Slytherin foi um dos quatro fundadores de Hogwarts. Fundou a casa da Sonserina cujas cores são verde e prateado e o símbolo é uma serpente.Algumas das qualidades que prezava em seus alunos eram: a ambição, sede pelo poder, desprezo pelas regras, criatividade, determinação, astúcia e principalmente ter sangue-puro. Conta-se que Salazar Slytherin tinha um ódio tão grande por trouxas e alunos nascidos trouxas, que construiu uma câmara no interior da escola, cuja localização ninguém sabia, nem mesmo os outros fundadores da escola. Dentro desta câmara, vivia o basilisco, uma cobra que pode alcançar o tamanho gigantesco e viver centenas de anos.
Para controlar esta enorme serpente, Salazar possuía um método especial: dava-lhe instruções, pois era um ofidioglota (pessoa que pode falar com as cobras), para que ela se locomove-se pela escola por meio dos canos de esgoto. Este dom tornou-o muito famoso e por isso o símbolo da Sonserina é uma serpente. Assim a serpente atacava os alunos nascidos trouxas, não com suas presas venenosas e letais, mas com seu olhar mortífero, pois odos que são fixados pelo seu olhar sofrem morte instantânea.Há uma lenda que conta que Salazar Slytherin era uma decepção para sua família, pois não tinha muito talento mágico, até que conheceu e apaixonou-se, ainda quando pequeno, por Rowena Ravenclaw, a fundadora da casa Corvinal. Ele então começou a ganhar poder, graças a Rowena, que era sua fonte de inspiração, e tornou-se um bruxo muito poderoso. O tempo foi passando e Slytherin foi tornando-se cada vez mais poderoso. Influenciado pela sua amada Rowena, ele aceitou a proposta dela de fundar uma escola de magia junto à Godric Gryffindor, fundador da Grifinória e Helga Hufflepuff, fundadora da Lufa-Lufa. Esta escola de magia recebeu o nome de Hogwarts. Porém cada vez mais Rowena ia distanciando-se de Salazar, e junto à ela seu poder. Desesperado, Salazar recorreu às Artes das Trevas, para restabelecer seu poder. Salazar Slytherin ficou com fama de bruxo das trevas e sua casa a Sonserina com fama de apenas formar bruxos maus.

Contos de Beedle o Bardo

SophieMary Lowkins, Entrevistadora
Os Contos de Beedle o Bardo são uma coleção de histórias escritas para jovens feiticeiros e feiticeiras. Há séculos que constituem a leitura preferida da hora de deitar, sendo o Caldeirão Saltitante e a Fonte do Justo Merecimento tão familiares a muitos alunos de Hogwarts como a Cinderela e a Bela Adormecida o são para as crianças Muggles. Por isso nas próximas edições irei apresentar-vos as suas várias histórias.


A FONTE DA SORTE



Existe um jardim encantado, fechado e protegido por "magia poderosa". Uma vez por ano, alguém com azar tem a oportunidade de entrar e tomar um banho na Fonte para conseguir "a justa fortuna para sempre". Conscientes do muito que pode ajudar, gente desgraçada (com e sem poderes) aglomera-se nas periferias do jardim no dia mais longo do ano. Três bruxas conhecem-se e contam as suas lamentáveis histórias.
A primeira, Asha, tem "uma doença que nenhum curandeiro pode curar". Confia em que a Fonte possa devolver-lhe a saúde.A segunda é Altheda, que foi roubada e humilhada por um feiticeiro. Espera que a Fonte tire os seus sentimentos de inútil e a pobreza.
A terceira bruxa é Amata, que foi abandonada pelo seu amado e deseja que a Fonte cure a sua "dor e solidão".Quem das três deve ganhar? Sem querer competir, decidem unir os seus esforços para entrar todas no jardim e tomar um banho na Fonte. Então, umas enredadeias saem do jardim e cobrem a Asha, a primeira bruxa. Ela agarra Altheda, que também segura Amata. Mas Amata abraça a armadura de um cavaleiro e os quatro entram no jardim. Uma vez que apenas um poderá tomar banho na Fonte, as duas primeiras bruxas repreendem Amata sobre ter incluido um quarto concorrente, o cavaleiro. Ele é muggle (os contos não utilizam essa palavra, mas diz-se que não tem magia) e chama-se Sir Sinsuerte.
Quando decide abandonar o jardim, Amata pede-lhe que fique e que se junte ao grupo. No caminho até à Fonte, enfrentam-se a três desafios: o primeiro é uma monstruosa minhoca branca, gorda e cega. Exige-lhes uma "prova da sua dor". Após tentar atacar inutilmente com magia, as lágrimas de frustração de Asha finalmente satisfazem à criatura, e os quatro podem continuar o seu caminho.
A seguir, encontram-se com uma inclinada encosta que exige-lhes que paguem o "fruto dos seus trabalhos". Depois de horas e horas a trabalhar, os ânimos de Altheda aos seus amigos (o suor do seu rosto) permitem-lhe continuar.Finalmente, encontram um riacho que precisa do "tesouro do seu passado". É inútil flutuar ou nadar através dele, até que Amata usa a sua varinha para retirar as lembranças do amor que a abandonou e atira-as à água (exactamente como na Penseira!). Umas pedras para passar aparecem do rio e os quatro podem cruzar até à Fonte, onde devem decidir quem irá tomar o banho.
Asha vai-se abaixo, dorida pela sua doença. Está perto da morte. Está tão mal que não pode chegar à Fonte e pede aos seus três amigos que vão sem ela. Altheda faz rapidamente uma poção para a ressuscitar, curando-a imediatamente da sua doença, pelo que já não precisa de tomar banho na Fonte.
Ao curar Asha, Altheda descobre as suas habilidades para curar e que pode ganhar dinheiro curando outras pessoas, pelo que já não precisa da Fonte. A terceira, Amata, após atirar as suas más recordações ao rio já não sente nada pelo seu antigo amor e oferece a Fonte a Sir Sinsuerte como recompensa pela sua coragem.
O cavalheiro surpreende-se pela sua própria sorte e mete-se na Fonte com a sua armadura oxidada. Ajoelha-se perante Amata e pede-lhe a sua mão e coração. Cada bruxa cumpriu o seu sonho. A primeira tem a sua doença curada. A segunda encontrou a forma de resolver a sua pobreza. Finalmente, Amata encontra um homem suficientemente bom para ela, o cavaleiro. Todos estão felizes. Mas o que os quatros não sabem é que a Fonte não tem nenhum poder! Foram eles mesmos que conseguiram curar-se e salvar-se! Nisso consiste a Fonte da Justa Fortuna.

Toque de midas

Melanie Heart, Assistente Geral
Meus queridos leitores, hoje trago-vos peças indispensáveis que têm de ter no guarda-fatos. Ou seja sou aquelas peças de roupa, calçado que estão sempre in independentemente da estação ou do ano em que estamos. Por isso fiz uma pequena seleção de cinco peças de vestuário/calçado para vos apresentar.

1º Para começar um vestido preto simples. É formal, sofisticado, simples e fica sempre bem para qualquer que seja o evento a que se vá.

2º As nossas bem estimadas botas. Queridas NUNCA, mas NUNCA uma bota sai de moda, pode ser rasas ou de saltos pretas ou brancas, mas podemos usá-las sempre que o frio ameace e o melhor é que combinam com tudo, calças, calções, saias, vestidos, é só escolher.


3º Um Trench-Coat, para quem não sabe é uma gabardina. Prática e dá para usar nas 4 estações.

4º Jeans. As nossas amadas calças jeans. Podem ser usados em qualquer altura. Para uma seção de cinema, para um jantar mais formal (com os acessórios certos), para usar no dia-a-dia, para sair a noite com os amigos…Bem as hipóteses são infinitas.

5º Top. Qualquer mulher tem pelo menos um top no guarda-fatos. Pode ser combinado com um blazer para um look mais clássico ou com um cardigan para um ar mais descontraído. Ou pode-se usar sem nada, ideal para saídas a noite ou ir a praia…

Saúde - Varíola Draconiana

Tiago Azevedo, Editor-chefe
Doença contagiosa provocada pelo contato com dragões infectados. Presumivelmente a única forma de contração do vírus que não seja pelo contato, é na ingestão de carne de dragão infectada. Algumas das principais características sintomáticas desta moléstia, estão o rosto marcado e verdoso.Acredita-se que Chauncey Oldridge tenha sido a primeira vítima dessa moléstia nos anos 1300. Porém duzentos anos antes temos conhecimento, através de uma carta, de que Grunhilda Kneen contraiu-a. A cura para a doença só foi desenvolvida no final XVI, começo do século XVII pela famosa curandeira Grunhilda de Gorsemoor. Atualmente o tratamento pode ser encontrado no segundo andar do Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos. Esta doença está se a espalhar por todo o Mundo Mágico, em países como a Índia, o Brasil, Inglaterra e Espanha, mas Portugal foi dos únicos países, que para já não foram antigidos pela Varíola Draconiana.



Curiosidades Mágicas

Tiago Azevedo, Editor-chefe
Caros Leitores,
Nesta edição do Profeta Diário irei fazer uma matéria sobre o Amasso. O amasso foi originalmente criado na Grã-Bretanha, embora seja atualmente exportado para todo o mundo. É pequeno felinóide com pêlo pintado ou malhado, grandes orelhas e o rabo igual ao de leão. O amasso é inteligente, independente e, por vezes, agressivo, embora quando se afeiçoa a um bruxo ou bruxa ele se torne um excelente animal de estimação. O amasso tem uma capacidade excepcional de detectar pessoas suspeitas ou indesejáveis, e seu dono pode confiar que o animal o levará a salvo até a casa se ele se perder. Tem até oito filhotes em uma ninhada e pode cruzar com gatos. É preciso tirar licença para se ter um animal desses (como no caso dos fiuuns e dos crupes), porque eles têm uma aparência diferente o bastante para atrair o interesse dos trouxas.

Sabia que...

SophieMary Lowkins, Entrevistadora
Newton "Newt" Ártemis Fido Scamander (1897- 2019) é um famoso Magizoologista e autor de Animais Fantásticos & Onde Habitam.

• Criou a Casa de Relocação dos Elfos;
• Foi convidado por Augusto Worme da Obscurus Books para escrever um guia de criaturas mágicas;
• Lançou a primeira edição de Animais Fantásticos e Onde Habitam é publicada, atualmente na 102 ª edição;
• Criador do Registo dos Lobisomens;
• Escreveu o Proibição da Reprodução Experimental; e
• Trabalhou com a pesquisa do Departamento de Pesquisa e Restrição dos Dragões.

Newt Scamander

Tiradas do Face!



Patrocinado por:


Créditos: Código base por lobelia; Edição de cores e Imagens: Joana Duarte; Escola de Magia Portuguesa 2010-2013