EMPT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mais da Administração
Foruns de Ajuda
Parceiros
Créditos
• Tablilla hecha por Hardrock de Savage Themes.
• Design criado por Joana Duarte. • Agradecimentos: Devianart; Savage Themes; Pottermore;

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE POÇÕES - VOL. I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE POÇÕES - VOL. I Empty INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE POÇÕES - VOL. I

Mensagem por Louise Poésie Sáb 21 Set 2013, 21:06

O livro será dotado para o primeiro ano. Aceito ajuda, se possível ^^
Os capítulos serão curtos, pois a matéria não é longa. Adicionarei conteúdo extra (dicas e poções não aprendidas) que não serão efetuadas em sala de aula. O objetivo de tal é que os alunos que consultem o livro terem alguma vantagem dos que somente leem as aulas. Foi uma ideia que tive e alertarei o conteúdo extra quando o colocar, ou seja, se não concordarem com a ideia, podem não o inserir no livro.

Bom dia a todos Very Happy 
Louise Poésie
Louise Poésie
Professora de Poções

Ir para o topo Ir para baixo

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE POÇÕES - VOL. I Empty Re: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE POÇÕES - VOL. I

Mensagem por Louise Poésie Dom 22 Set 2013, 15:53

Capítulo 1

A arte das poções


"Uma poção (do latim potionis) é um remédio medicinal ao qual geralmente se atribui propriedades mágicas (feitiçaria, etc). A busca por poções era uma das práticas da antiga alquimia."

Os trouxas vem tentando, desde os primórdios, decifrar os enigmas do mundo bruxo. Um dos maiores perigos representados a nossa sociedade é a existência de trouxas que acreditam em nós, assim como, a partir de outras visões já tidas de outros trouxas ao nosso mundo, eles sabem da existência de poções, feitiços. Felizmente, acreditar em tais é considerado tolice e há poucos os que realmente entendem o seu significado. Este trecho que abriu o conteúdo do livro foi retirado de um dicionário trouxa. Não devemos nos enganar, entretanto, ao achar que a prática de uma poção é algo unicamente bruxo. Primeiramente, o que você entende por poção?

"Não espero que vocês realmente entendam a beleza de um caldeirão cozinhando em fogo lento, com a fumaça a tremeluzir, o delicado poder dos líquidos que fluem pelas veias humanas e enfeitiçam a mente, confundem os sentidos… Posso ensinar-lhes a engarrafar fama, a cozinhar glórias, até a zumbificar se não forem o bando de cabeças-ocas que geralmente me mandam ensinar.. " -Snape, Severus

A definição mais rápida e direta para poção seria "Poção é um líquido, de coloração, cheiro e gosto variados."? Esta frase vem causando efeito entre os estudantes de poções, que afirmam a definição muito incerta: um líquido, como consta na frase, poderia ser, por exemplo, uma cerveja amanteigada. É um líquido, sim, de coloração, cheiro e gosto variados. Porém não é uma poção, o que nos leva a pensar que a frase, tão usada entre os professores e mestres, esteja incompleta.

Uma poção seria, na verdade, um líquido de coloração, cheiro e gosto variados, utilizando ingredientes com algum fim específico, podendo ser utilizados instrumentos mágicos ou não.

Classificação

As poções são classificadas de várias maneiras. A classificação mais utilizada é: Veneno | Antídoto | Poção Biológica | Poção das Trevas

Venenos são substâncias tóxicas, que causam algum tipo de reação, na maioria dos casos maléfica ao organismo. Os venenos podem também ser classificados, mas pela sua origem:

Veneno de Origem Animal: são aqueles que provêm de animais.
Veneno de Origem Vegetal: são aqueles que provêm de plantas.
Veneno de Origem Mineral: são aqueles que provêm de minerais e rochas.
Veneno de Origem Artificial: são aqueles que provêm de criação de humanos.

Antídotos são, assim como os venenos, substâncias que provocam uma reação no organismo; porém ao contrário dos venenos, os antídotos existem para minimizar e extinguir de vez os efeitos tóxicos e nocivos que os venenos tenham causado no organismo. No caso dos antídotos existem também aqueles que têm a função de cortar o efeito de determinadas poções que não são necessariamente venenosas. Os antídotos também recebem uma classificação:

Antídoto para Veneno: Um antídoto que só corresponde a um veneno, somente o veneno que lhe deu origem.
Antídoto para Poção: Um antídoto que só corresponde a uma poção, somente aquela lhe deu origem.
Antídoto Biológico: Um antídoto que serve para acelerar ou mudar o funcionamento do corpo contra uma doença, por exemplo.
Antídoto Universal: Um antídoto que serve para muitas substâncias venenosas.

Uma poção biológica acelera ou muda o funcionamento de um organismo. Não só para humanos, mas, para plantas e animais também. As Poções Biológicas podem ser divididas em:

Poções do Amor: São aquelas que induzem uma pessoa a gostar de outra por meio de hormônios.
As poções do amor agem no organismo na seguinte forma: após ingeridas vão para o estômago e de lá para o cérebro onde irá liberar os hormônios que se encarregam de deixar a pessoa apaixonada por outra. Hoje, existem vários antídotos para poções do Amor.

Poções de Beleza: São poções que alteram partes do corpo dependendo do efeito de cada uma. Poções de Beleza podem ser classificadas em:  
·         Poções Capilares: reage no cabelo, seja trocando a cor, o arrepiando, hidratando, etc.
·         Poções Dermatológicas: agem na pele, podem hidratar fazer tratamento de espinhas, cuidar, etc.
·         Poções Rejuvenescedoras: rejuvenescem e hidratam a pele.

Poções Cerebrais: Agem diretamente no Cérebro, tem a função de manipulá-lo. Libera ou segura hormônios. Algumas poções dão a ele uma ajuda, outras fazem dele um fantoche o controlando.

Poções para Saúde: São poções que funcionam como remédio, cicatrizantes, antiinflamatórios, e algumas podem ser consideradas Antídotos. Pode ser classificada em:
-        Poções para Acidentes Domésticos: São poções de cura simples, bem comuns para Cicatrização, cura de ferimentos, queimaduras, etc.
-        Poções de Saúde Cerebral: Fazem a mesma função das Poções Cerebrais, só que será em vista da saúde.
-        Poções de Reposição: Repõem materiais necessários pelo corpo. Ex: Poção para Repor o Sangue.




Créditos a classificação de poções: http://estufas2ic.webnode.com.br/aulas/po%C3%A7%C3%B5es/
Louise Poésie
Louise Poésie
Professora de Poções

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos